A Origem do Design Instrucional

O surg­i­mento e a evolução da dis­ci­plina de Design Instru­cional durante os anos

O iní­cio do Design Instru­cional pode ser traçado a par­tir dos esforços de psicól­o­gos recru­ta­dos para desen­volver treina­men­tos para o exército amer­i­cano durante a segunda guerra mundial. A par­tir dos anos 60, a prática de Design Instru­cional se desen­volveu para aten­der out­ros cam­pos como Indús­tria e Negó­cios, algu­mas vezes sob o nome de Design de Sis­temas Instru­cionais e Instrução Sistemática.

Evento de Aprendizagem - Gagné

Um dos profis­sion­ais mais influ­entes de DI foi Robert Gagné (1916–2002). No livro “Condições de Apren­diza­gem”, pub­li­cado em 1965, baseia-se em estraté­gias behav­ior­is­tas; edições pos­te­ri­ores evoluíram para o processo cog­ni­tivo de infor­mações. Assim como Ben­jamin Bloom, Gagné criou uma tax­ono­mia para resul­ta­dos de apren­dizado, que ele clas­si­fi­cou em cinco cat­e­go­rias: habil­i­dades int­elec­tu­ais estraté­gia cog­ni­tiva, infor­mação ver­bal, ati­tude e habil­i­dades motoras. Cada um desses resul­ta­dos está lig­ado a condições de apren­diza­gem que for­mam a base da sua teo­ria instrucional.

Gagné tam­bém ofer­e­ceu estraté­gias para facil­i­tar esses resul­ta­dos de apren­dizado na forma de nove even­tos de instrução volta­dos à trans­fer­ên­cia de conhecimento.

Por con­tar com guia tão orga­ni­zado, o tra­balho de Gagné gan­hou pop­u­lar­i­dade, prin­ci­pal­mente na área de desen­volvi­mento profissional.

Refer­ên­cias

Peters, Dorian. Inter­face Design for Learn­ing: Design Strate­gies for Learn­ing Expe­ri­ences. (2013)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>