O que são MOOCs?

O que são MOOCs (Design Instrucional)MOOCs (Mas­sive Open Online Courses) são platafor­mas online que dis­tribuem cur­sos de uni­ver­si­dades tradi­cionais de forma aberta a qual­quer pes­soa conec­tada à Internet.

Desde o iní­cio do processo de pop­u­lar­iza­ção da Inter­net, uma grande expec­ta­tiva de anal­is­tas e usuários esteve rela­cionada ao poten­cial desde meio para ino­vações na área da Edu­cação. Recen­te­mente essa expec­ta­tiva cresceu ainda mais com a cri­ação dos chama­dos MOOCs.

Difer­ente­mente de pro­je­tos ante­ri­ores, em que o con­teúdo de cur­sos online não eram exata­mente con­fiáveis e o ambi­ente pro­por­cionado pela tec­nolo­gia era pouco empol­gante, os atu­ais MOOCs disponi­bi­lizam con­teú­dos e méto­dos de qual­i­dade apre­sen­ta­dos por pro­fes­sores reno­ma­dos. Nor­mal­mente, mas não nec­es­sari­a­mente, esses cur­sos são gra­tu­itos e alguns ofer­e­cem até mesmo um cer­ti­fi­cado de con­clusão. Alguns exem­p­los são: Cours­era, Udac­ity e edX que ofer­e­cem cur­sos bas­tante sim­i­lares aos que são min­istra­dos para os alunos de faculdade.

Enquanto o apren­dizado à dis­tân­cia não ofer­ece uma parte impor­tante do apren­dizado pos­sível ape­nas na inter­ação face a face; os exce­lentes resul­ta­dos dessas ini­cia­ti­vas têm mostrado que o elearn­ing é um impor­tante forma de com­bater o prob­lema da falta de acesso à edu­cação de qual­i­dade. Até mesmo empre­sas como o Google estão fazendo inves­ti­men­tos nesta área.

No vídeo abaixo, o pro­fes­sor Shi­mon Schocken explica como ensi­nou alunos em difer­entes partes do mundo como mon­tar seus próprios com­puta­dores. Ao final, ele fala sobre os prob­le­mas do atual sis­tema de “notas” uti­liza­dos na edu­cação tradicional.

Artigo do NY Times sobre os avanços em MOOC no ano de 2012 aqui. (em inglês)

Artigo da Revista Times fala do processo de desen­volvi­mento dos MOOCs aqui. (em inglês)

Artigo da revista The Econ­o­mist aqui. (em inglês)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>