EaD: Diferença entre cursos Síncronos e Assíncronos

O EaD se divide em Sín­crono e Assín­crono, mas o que isso sig­nifica? De forma sim­pli­fi­cada, depende de quem dita o rítimo da aprendizagem.

Essa é uma difer­en­ci­ação entre tipos de cur­sos online. Enquanto o treina­mento sín­crono depende de que todos os par­tic­i­pantes ini­ciem e ter­minem o curso em datas deter­mi­nadas e real­izem ativi­dades em horários especí­fi­cos, o treina­mento assín­crono pode ser com­ple­tado con­forme a disponi­bil­i­dade do par­tic­i­pantes (tam­bém chamado em inglês de self-paced train­ing).

Como tudo, ambos tem suas van­ta­gens e desvan­ta­gens. O treina­mento sín­crono per­mite que pro­fes­sor e aluno ou instru­tor e par­tic­i­pantes inter­a­jam em tempo real, o que favorece a comu­ni­cação, solução de dúvi­das e o próprio senso de comu­nidade. Um outro ponto impor­tante, é que um dos prin­ci­pais fatores de insucesso dos pro­gra­mas online é que o par­tic­i­pante não sente a mesma obri­ga­to­riedade de cumprir com as ativi­dades quanto ele teria em um curso pres­en­cial reg­u­lar. Em treina­men­tos sín­cronos há pra­zos para con­clusão de cada fase do curso, aumen­tando a chance de que o par­tic­i­pante cumpra com o con­teúdo até o final. O aspecto sín­crono do treina­mento é pro­por­cionado por sessões de vídeo em tempo real, ativi­dades com prazo deter­mi­nado para a con­clusão, e data lim­ite para o fim do curso.

Já o treina­mento assín­crono tem como van­tagem a pos­si­bil­i­dade de inclusão de par­tic­i­pantes que não estão disponíveis no exato momento das sessões ou que pref­erem outro rítimo, mas rápido ou mais lento. Nessa modal­i­dade tam­bém são uti­liza­dos vídeos, porém esses são pré-gravados e leituras. Há a pos­si­bil­i­dade de uso de ativi­dades para serem entregues pelo par­tic­i­pante, mas essa prática cria um prob­lema para o instru­tor que não pode ficar sujeito à prefer­ên­cia do par­tic­i­pante para a entrega dos resul­ta­dos. Por­tanto, esse for­mato é uti­lizado mais fre­quente­mente para cur­sos que não fornecem certificado.

Bom exem­plo de treina­mento sín­crono são os ofer­e­ci­dos pelo Cours­era, que emb­ora fiquem disponíveis mesmo após o curso, con­tam com um crono­grama para a con­clusão do módulo e com tra­bal­hos ou testes que têm data lim­ite para serem con­cluí­dos. Já o, hoje famoso, Khan Acad­emy ofer­ece a modal­i­dade assín­crona de aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>