Aplicações do Design Instrucional

Design Instru­cional e treina­mento cor­po­ra­tivo cer­ta­mente têm uma relação na prática, mas tratá-los como sinôn­i­mos é desprezar grande parte do poten­cial da dis­ci­plina de Design Instrucional

Profis­sion­ais de Design Instru­cional Design Instru­cional atuam na nas mais difer­entes áreas. Alguns estão em empre­sas e out­ros em esco­las, alguns tra­bal­ham ape­nas com tec­nolo­gias edu­ca­cionais, enquanto out­ros con­tam histórias. Segundo Hodell Chuck, autor do livro “ISD from the Ground Up”, muitos profis­sion­ais prati­cam o Design Instru­cional incon­scien­te­mente, sem­pre que de dedicam a trans­mi­tir algum tipo de con­hec­i­mento ou habil­i­dade — ou seja, ensi­nar uma cri­ança como emp­inar uma pipa ou andar de bici­cleta tam­bém pode ser um pequeno pro­jeto de Design Instrucional.

No entanto, existe uma difer­ença muito grande entre os resul­ta­dos obti­dos depen­dendo de quanto são con­sid­er­a­dos os aspec­tos que influ­en­ciam o processo de apren­dizado. O uso de proces­sos como ADDIE ou out­ras abor­da­gens de Design Instru­cional nada mais são do que fer­ra­men­tas para criar exper­iên­cias de apren­dizado, sejam elas em uma sala de aula esco­lar, em um treina­mento para profis­sion­ais ou em um con­texto famil­iar. Qual­quer tipo de ori­en­tação pode ser ben­e­fi­ci­ada pelas descober­tas que são feitas todos os dias sobre como apren­demos e como rete­mos este apren­dizado. Em palavras ainda mais sim­ples: É o processo de tornar o apren­dizado mais fácil.

Algu­mas apli­cações do Design Instru­cional são: plane­ja­mento de cur­rícu­los, cri­ação de cur­sos pres­en­ci­ais, desen­volvi­mento de cur­sos online e pro­dução de mate­r­ial didático.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>